Sobre

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD)

O Programa


O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) foi criado em 2014. O POD é uma ação de Governança Territorial Regional que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná, por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações.  Desde sua criação, o Programa demonstra seu protagonismo estratégico e de ação que estruturam o crescimento da Região Oeste.

A Região Oeste do Estado celebra conquistas e avanços que são pautadas em diretrizes amplamente discutidas pela governança. O POD estabelece estratégias de desenvolvimento para a região, de maneira organizada e participativa para a tomada de decisões. Seu foco de atuação está no incentivo e proposição de ações capazes de aumentar a competitividade do território.

O território conhecido como Região Oeste, atualmente é composto por 55 municípios fazem parte das ações do programa, que é formado por mais de 60 instituições públicas e privadas como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisa e tecnologia que atuam no território. Uma das características mais fortes do Programa Oeste em Desenvolvimento é transformar cidades em uma Região forte, estratégica e com imenso potencial de crescimento.

A governança do programa atua com uma estrutura enxuta e idealizada para garantir a máxima participação e representação da sociedade e de seus interesses, a fim de fortalecer a proposta de uma rede integrada de desenvolvimento, garantindo agilidade e capacidade de mobilização, para que as políticas e ações desenvolvidas obtenham resultados práticos e objetivos para o desenvolvimento econômico sustentável da Região Oeste do Paraná.

Com a participação de todas as esferas da sociedade e com atuação suprapartidária e institucional, o programa cumpre seu papel de aglutinador dos setores público e privado no planejamento do futuro do território, evitando a descontinuidade das políticas públicas de desenvolvimento ao priorizar as chamadas Políticas de Estado, que perduram mesmo após as mudanças nas gestões municipais, estaduais e federais, gerando impacto e fazendo a diferença para o desenvolvimento do Território.

O Programa Oeste em Desenvolvimento segue aberto e em busca de parcerias que de forma dinâmica, sustentável e estratégica possam fortalecer e criar uma sinergia positiva para seu crescimento.