Codeterra, de Terra Roxa, passa a ser a 7ª governança local integrada ao POD

O município de Terra Roxa, no Extremo-Oeste do Paraná, acaba de dar mais um passo na construção de um modelo de desenvolvimento planejado, participativo e de longo prazo. Autoridades, empresários e representantes de entidades acompanharam, nesta semana, a oficialização do Codeterra (Conselho de Desenvolvimento de Terra Roxa), a sétima governança local integrada ao Programa Oeste em Desenvolvimento.
O evento contou com a presença do prefeito de Terra Roxa, Ivan Reis, anfitrião da solenidade, além dos gestores públicos Gileade Osti, de Guaíra, e Rodrigo Schanoski, de Maripá. Também participaram representantes da Amop, do Sebrae, entre eles o gerente da regional Oeste Augusto Stein, de entidades empresariais, sindicatos, secretários municipais e de instituições da sociedade local e regional. O POD foi representado pelo seu presidente, Alci Rotta Júnior.
Com a criação do Codeterra, o Oeste passa a contar com sete conselhos municipais de desenvolvimento articulados ao Programa Oeste em Desenvolvimento. Além do novo conselho, já integram essa estrutura o Codesc (Cascavel), Codemed (Medianeira), Codefoz (Foz do Iguaçu), Codet (Toledo), Codemar (Marechal Cândido Rondon) e Prodesg (Guaíra). Integrando o Conselho de Administração do POD, o Codeterra amplia a participação de Terra Roxa nas discussões e decisões estratégicas voltadas ao futuro da região.
Alci Rotta Júnior destaca que a criação de governanças locais é uma das prioridades estratégicas do Programa Oeste em Desenvolvimento. Segundo ele, essas estruturas organizadas representam um instrumento determinante para que os municípios construam projetos de longo prazo, capazes de orientar o crescimento de forma organizada, planejada e sustentável, independentemente das mudanças de governo e políticas.

Construção coletiva
“O desejo do POD sempre foi ver as cidades organizadas por meio de governanças locais. Elas ajudam a pensar o futuro dos municípios com neutralidade institucional, respeitando as alternâncias no Executivo e no Legislativo, mas mantendo uma agenda permanente de desenvolvimento construída em conjunto com o poder público e a sociedade”, afirmou. Alci ressalta que a força dessas governanças está, principalmente, nas câmaras técnicas, responsáveis por reunir conhecimento, identificar desafios e transformar demandas em projetos estruturantes. “Fiquei muito feliz em ver a participação da associação comercial, sindicatos, poder público, secretários municipais e de inúmeros representantes da sociedade na construção do Codeterra. Esse envolvimento demonstra que o município está comprometido com um projeto coletivo de futuro”, destaca o presidente do POD.
Alci também ressalta a parceria permanente da Amop e do Sebrae no processo de implantação e fortalecimento das governanças locais. As duas instituições atuam no apoio técnico e metodológico para a formação dos conselhos municipais de desenvolvimento, contribuindo para que as iniciativas avancem de forma estruturada e integrada.

Legenda: Solenidade que oficializou a constituição do Codeterra

Crédito: Assessoria

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Inscreva-se na nossa newsletter para receber informações, novidades e os novos artigos.
Últimos Posts