3º encontro das CTS alinha ações com objetivo da Ambição Regional

O 3º Encontro Estratégico das Câmaras Técnicas do Programa Oeste em Desenvolvimento, na tarde de terça-feira, 23, no Sebrae, em Cascavel, marcou mais um passo importante ao fortalecimento da Ambição Regional. O evento teve como ponto central a apresentação do consultor Henry Troglio, que falou sobre o alinhamento de ações das Câmaras Técnicas conduzir o Oeste do Paraná à condição de referência global em inovação e tecnologias agregadas às proteínas até o ano de 2040.
A abertura foi conduzida pelo presidente do POD, Alci Rotta Júnior, que agradeceu pela dedicação dos integrantes das Câmaras Técnicas. Alci enfatizou que o sucesso almejado para a região está intrinsecamente ligado ao envolvimento de todos com a Ambição Regional, um projeto que visa à convergência estratégica de competências, agendas e iniciativas para impulsionar o desenvolvimento local.
As Câmaras Técnicas desempenham papéis determinantes nesse processo, conforme o presidente do POD. A CT Educação, considerada uma das bases estruturantes da transformação pretendida, foca na articulação para a formação de capital humano, educação básica e tecnológica, e na cultura de inovação. Suas metas incluem ampliar a disseminação da cultura empreendedora e de inovação para 45 municípios da região, além de integrar ações educativas com as demandas do Oeste.

Aceleração
A CT de Inovação/Iguassu Valley atua como núcleo de aceleração da Ambição Regional, convertendo conhecimento em soluções, P&D&I, startups e uma rede de pesquisa em proteínas. Até 2028, busca estruturar essa rede e implementar a educação tecnológica em pelo menos dez municípios. A Câmara de Ambiente dos Pequenos Negócios é responsável pela articulação institucional do ambiente de inovação, com foco em políticas públicas que reduzam barreiras regulatórias, incentivo ao empreendedorismo tecnológico, ambiente legal da inovação e competitividade.
Já a de Empregabilidade foca o ajuste dinâmico da força de trabalho, alinhando a oferta de talentos às demandas futuras do ecossistema das proteínas. Por sua vez, CT Energias e Sustentabilidade garante a sustentação do modelo produtivo, viabilizando uma matriz energética competitiva e ESG territorial. A Câmara de Infraestrutura e Logística define a base física da competitividade, buscando redução de custos, eficiência logística e suporte ao ecossistema de proteínas.
A CT de Máquinas e Equipamentos do Agronegócio mira a industrialização da cadeia, fortalecendo o polo metalmecânico e a produtividade do setor de proteínas. E a de Sanidade Agropecuária prioriza a garantia de padrão global, sustentando qualidade, rastreabilidade e acesso a mercados globais. Um Grupo de Trabalho de Bovinocultura também foi destacado como plataforma produtiva para aplicação da Ambição Regional.

Ambidestria
A Ambição Regional, conforme o conceito de Ambidestria Estratégica, não substitui a agenda das Câmaras Técnicas, comentou Henry Troglio, mas a complementa, reforçando a importância da colaboração contínua. “O envolvimento e a participação de todos é imprescindível para que esse projeto alcance o resultado espero e leve o Oeste a um novo momento em seu contínuo processo de desenvolvimento”, reforçou o presidente Alci Rotta Júnior.

Legenda: Condução da primeira parte do encontro foi feita pelo consultor Henry Troglio

Crédito: Assessoria

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Inscreva-se na nossa newsletter para receber informações, novidades e os novos artigos.
Últimos Posts