Fórum

A estrutura de gestão dividida em diferentes esferas – todas com elevado grau de importância no processo de gestão e execução das ações – foi idealizada para garantir a máxima participação e representação da sociedade e de seus interesses e para fortalecer a proposta de uma rede integrada de desenvolvimento. O Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná, que acontece a cada seis meses, é o momento de tomada das grandes decisões. É constituído por pessoas representativas de instituições públicas e privadas e da sociedade local, comprometidas com o desenvolvimento da região. O Fórum fundamenta sua estratégia nos seguintes princípios:

• Participação organizada e representativa da sociedade.

• Integração entre os atores públicos, privados e a sociedade.

• Mobilização permanente para o planejamento do território e gestão compartilhada do desenvolvimento.

É um ambiente de ampla representatividade institucional do território, onde são apresentadas, debatidas e deliberadas propostas e ações para o desenvolvimento da região. É constituído por instituições públicas e privadas com interesse no desenvolvimento regional. É composto por Mesa Diretora constituída por Presidente, Vice-presidente, Secretário, e plenária composta por três representantes de cada instituição componente do Fórum, sendo um membro titular e dois suplentes. Ao Fórum compete debater as ações para o desenvolvimento da região e deliberar sobre as diretrizes estratégicas do Programa em reuniões realizadas a cada seis meses. As pautas dos encontros do Fórum compreendem as ações e projetos apresentados pelas Câmaras Técnicas das Cadeias Produtivas e dos Eixos Estruturantes, bem como de outras demandas relevantes para o desenvolvimento do território.

Como funciona

O Fórum é um ambiente de ampla representatividade institucional do território onde são apresentadas, debatidas e deliberadas as propostas e ações para o desenvolvimento da região. É constituído por instituições públicas e privadas com interesse no desenvolvimento regional.

É composto por Mesa Diretora constituída por Presidente, Vice-presidente, Secretário e plenária composta por três representantes de cada instituição componente do Fórum, sendo um membro titular e dois suplentes. Ao Fórum compete debater as ações para o desenvolvimento da região e deliberar sobre as diretrizes estratégicas do Programa, em reuniões realizadas a cada seis meses.

As pautas dos encontros do Fórum compreendem as ações e projetos apresentados pelas Câmaras Técnicas das Cadeias Produtivas e dos Eixos Estruturantes, bem como de outras demandas relevantes para o desenvolvimento do território.

Quem participa
Participam do Fórum representantes de instituições públicas e privadas com interesse no desenvolvimento do território, podendo ser de abrangência regional, microrregional ou municipal.

Como participar

Cada instituição pode indicar até três representantes, sendo um titular e dois suplentes. A adesão manifesta o compromisso da instituição em participar efetivamente do Programa e dos trabalhos do Fórum, confirmando seu apoio na busca de informações, participação nos diálogos para a elaboração do planejamento do território e alinhando os interesses institucionais com a priorização de ações para a região.

A instituição interessada em aderir ao Programa Oeste em Desenvolvimento deverá enviar o Termo de Adesão assinado pelo seu representante legal para os endereços eletrônicos de contato do Programa. A Secretaria Executiva apresentará o documento à Mesa Diretora para apreciação e deliberação e dará retorno à instituição interessada no prazo máximo de 15 (quinze) dias.

30/09/2019

Fórum apoiado pelo POD debate “Educação do Futuro”

Cerca de 400 pessoas participaram do 4º Fórum do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, realizado na ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) no dia 27 de agosto.