Estrutura de Governança

Como funciona


A governança do Programa Oeste em Desenvolvimento atua com uma estrutura enxuta e idealizada para garantir a máxima participação e representação da sociedade e de seus interesses, a fim de fortalecer a proposta de uma rede integrada de desenvolvimento, garantindo agilidade e capacidade de mobilização, para que as políticas e ações desenvolvidas atentem para a missão do programa.

Com a participação de todas as esferas da sociedade, o programa cumpre seu papel de aglutinador dos setores público e privado no planejamento do futuro do território, evitando a descontinuidade das políticas públicas de desenvolvimento ao priorizar as chamadas Políticas de Estado, que perduram mesmo após as mudanças nas gestões municipais, estaduais e federais, gerando impacto e fazendo a diferença para o desenvolvimento do nosso território.

A estrutura de gestão é dividida em diferentes esferas – todas com elevado grau de importância no processo de gestão e execução das ações – e foi idealizada para garantir a máxima participação e representação da sociedade e de seus interesses e para fortalecer a proposta de uma rede integrada de desenvolvimento.

Com a transformação do programa em entidade associativa sem fins lucrativas em 2018, regida por Estatuto próprio, o Programa Oeste em Desenvolvimento atua administrativamente através dos seguintes órgãos: Assembleia Geral; Conselho de Administração; Conselho Fiscal; Conselho de Ex-dirigentes, Diretoria Executiva e Administradores.

A interação do Programa com a Região Oeste acontece por:

  • Reuniões e Encontros Regionais;
  • Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná
  • Câmaras Técnicas ou Grupos de Trabalho Permanentes;

As Reuniões e Encontros Regionais são momentos dinâmicos do Programa Oeste em Desenvolvimento e acontecem a partir de cronogramas previamente estabelecidos pela Gestão do Programa ou a partir da sua provocação por necessidade em alguma temática.

O Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná, é um ambiente de ampla representatividade institucional do território, onde são apresentadas, debatidas e deliberadas propostas e ações para o desenvolvimento da região e onde podem ser tomadas as grandes decisões em prol do território. É constituído por pessoas representativas de instituições públicas e privadas e da sociedade, comprometidas com o desenvolvimento da região. A dinâmica de organização e funcionamento é composta por uma Mesa Diretora, constituída por Presidente, Vice-presidente, Secretário; e Plenária, composta por três representantes de cada instituição componente do Fórum, sendo um membro titular e dois suplentes.  As pautas dos encontros do Fórum, compreendem as ações e projetos apresentados pelas Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho, bem como de outras demandas relevantes para o desenvolvimento do território.

O Fórum fundamenta sua estratégia nos seguintes princípios:

  • Participação organizada e representativa da sociedade.
  • Integração entre os atores públicos, privados e a sociedade.
  • Mobilização permanente para o planejamento do território e gestão compartilhada do desenvolvimento.

As Câmaras Técnicas ou Grupos de Trabalho são ambientes de governança colaborativa regional composta por lideranças com conhecimento técnico e reconhecimento regional e/ou interessados no respectivo tema/eixo estruturante.

As câmaras técnicas são grupos formados por representantes de instituições e empresas públicas e privadas, municipais e regionais. São corresponsáveis pela identificação e aproveitamento das oportunidades e enfrentamento dos gargalos e pelo planejamento e operacionalização das ações entendidas como estruturantes para o desenvolvimento da região e suas localidades.

Os Grupos de Trabalho (GTs) tem por objetivo atender algumas demandas do setor produtivo com agilidade propondo ações de intervenções em situações específicas, são compostos por interessados e especialistas no tema e só podem ser criados por demanda das câmaras técnicas ou por uma necessidade percebida pela coordenação do Programa.